Em agosto de 2025, aconteceu a primeira edição da Campanha Retrato Elo para celebrar o agosto dourado. Já que o Retrato Elo é uma sessão de fotografia sobre a amamentação e toda a relação de entrega e conexão entre a mãe e seu filho.
As Campanhas são sempre com valores muito acessíveis ao fazer fotografias comigo. É uma maneira de criar oportunidades, além de que nesta campanha eu lancei um: Procura-se e ainda fiz um sorteio de uma sessão.
O Procura-se, era a procura de uma mãe para viver o Retrato ELO. E a seleção seria através de um depoimento sobre os desafios da amamentação. Foram vários depoimentos muito tocantes e sensíveis. E o que me atravessou, foi o depoimento da Larissa. Que contou que se sentia em um puerpério que durava 6 meses. Sobre a sua falta de tempo, sono e solidão.
Vivemos um Retrato ELO perfeito! Larissa, estava muito entregue e disponível. Foi muito lindo e esta sessão lançou a campanha.

Nesta primeira edição da Campanha, tivemos 9 mulheres que vivenciaram este momento. Para mim, é como se fossem 9 mil mulheres. Porque, o Retrato ELO surgiu em 2023. Como? Nem eu sei explicar, mas é um chamado meio que inconsciente mesmo ou consciente. Pois, tenho pouquíssimas fotos do meu amamentar. As mães sempre tem poucas fotos com seus filhos. Envolve muito minha historia familiar onde o amamentar nunca foi visto como uma natureza.
Então, elaborei este projeto como um momento pele a pele da mãe com seu filho. E aí que começaram resistências sobre o corpo, sobre os estigmas, sobre a sociedade. E posso admitir? Aí que eu fiquei mais firme e avante com o propósito do Retrato ELO. Pois, senti ainda mais que este retrato seria uma voz contra a sexualização do corpo da mãe. Uma outra vez eu conto a história do Retrato ELO.
Pois, bem depois de receber e vivenciar os depoimentos e as 9 mulheres que passaram nesta campanha eu senti que apenas uma publicação no Instagram seria tão raso. Como todo mês eu recebo a revista: Vida Simples e amo! pensei que a campanha poderia virar uma revista, um catálogo.
Nesta edição do catalogo, conto sobre o início do ELO, a campanha, o chamado, as vozes de mães, sobre a Larissa, as mães desta campanha, a missão do ELO e claro um poema sobre maternidade da minha amada Clara Valverde para fechar com chave de ouro.



Toda a fotografia, texto e direção artística foi elaborada pela minha equipe ( as Izas e as Mirelas) rs. Nem eu sei como consegui! Foi um desejo muito forte de pegar um trabalho em mãos, de sair da nuvem, de sentir o cheiro, de pausar na imagem e no texto.
No link da minha bio no instagram é possível adquirir a versão em PDF por um valor simbólico de R$ 5,00. Esse valor é como um grande estímulo para eu continuar acreditando nos meus projetos autorais.
E a versão impressa, ainda esta sendo pesquisada uma forma de adquirir com um valor mais acessível. Espero que, você que esteja lendo quando vier falar comigo eu já tenha conseguido.
É isso minhas amadas, eu espero que vocês tenha gostado, melhor se conectado.
Um abraço sempre forte e deixe seu comentário. Eu vou amar esta troca.
Com amor, Iza Mirela Fotografia.
